Com o objetivo de diversificar o método de aprendizagem, a
professora de História Rosemary Miguez, do Colégio Estadual Deputado Henrique
Brito, localizado no bairro de Campinas de Brotas, em Salvador, leva seus
estudantes para aulas interativas em visitas culturais a museus e pontos históricos
da cidade. “A proposta visa dar uma dinâmica diferenciada, pois acredito que
levar os alunos a locais que apresentam um material histórico pode estimular
muito mais o aprendizado,” explica Rosemary.
Entre os destaques, está a visitação das turmas ao Centro
Histórico de Salvador e à Praia do Forte, que, apesar da distância, não
desanima a educadora. “Às vezes, consigo uma parceria com a própria instituição
que nos cede transporte, mas, quando isso não acontece, contamos com a
participação dos pais, que se responsabilizam em levar os jovens até o local”,
destaca a professora.
Um dos locais de visitação que os estudantes têm um grande
aprendizado, segundo Rosemary, é a visita ao Centro de Estudos Afro-Orientais. “A
ideia é mostrar a cultura africana como base da formação do nosso povo
brasileiro”, diz.
Para Rosemary Miguez, os resultados são os melhores possíveis,
porque “além do conhecimento, os estudantes estão ampliando o seu próprio
discernimento sobre a sua região. “Muitos jovens apenas conheciam sua
comunidade e lugares próximos à sua escola. Uma aluna, por exemplo, nunca tinha
ido à praia de Itapuã. Levar meus alunos para fora da sala de aula permite que
eles aprendam com a experiência”, conclui.