Apresentações de peças teatrais, exposições fotográficas e as presenças do humorista Zéu Britto e da cantora Manoela Rodrigues marcaram a volta às aulas dos estudantes da rede estadual de ensino.
A aula inaugural aconteceu, nessa quarta-feira (3/4), na Escola Parque, no bairro da Caixa D‘Água com a presença de professores, estudantes e do Secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, que anunciou que este ano cerca de 40 mil estudantes passarão a ter educação em tempo integral -com três refeições diárias, incluindo o almoço- em 40 escolas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 30 do interior.
“É uma grande alegria oferecer a possibilidade da educação integral aos estudantes baianos. Demos um salto, pois em 2012 funcionavam 11 escolas em tempo integral e, este ano, são 70. A expectativa é absorver 40 mil alunos com reforço em aulas de português e matemática, além de oficinas culturais”, disse o secretário.
Durante o encontro, o secretário disse que os estudantes de tempo integral serão estimulados a participar de atividades de Ciência, Arte, Cultura, Esporte e Lazer, além de Tecnologia, Educação Profissional e Digital. “O esporte é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos e as escolas de tempo integral visam exatamente fortalecer o vínculo entre o estudante a unidade de ensino”, destacou o secretário Osvaldo Barreto.
Para muitos alunos, a educação em tempo integral tem contribuído no rendimento. “Fiz aulas de música e senti um estímulo maior para estudar e vir à escola”, disse Jocilene Santos, da 8ª série.
A aula inaugural foi apresentada pelo ator e humorista Zé Britto com diversas atividades como, por exemplo, a exposição dos trabalhos desenvolvidos por jovens no projeto de Artes Visuais Estudantis (AVE), dentre outros.
Foi ampliado também o número de vagas na educação profissional. Agora são 66 mil estudantes matriculados em 75 cursos técnicos de nível médio em 119 municípios. “Demos uma expansão muito grande da oferta de vagas. Em 2007 eram quatro mil alunos matriculados e, este ano, chegamos a 66 mil. Estamos presentes nos 27 territórios de identidade da Bahia”, destacou o secretário.
O ano letivo na rede estadual começou nessa quarta-feira (3/4) e segue até janeiro de 2014, com 200 dias letivos, sendo 12 sábados. O recesso junino está marcado para o período de 22 de junho a 2 de julho.