sexta-feira, 17 de maio de 2013

Secretaría de Educação da Bahia analisa a prestação de contas da Direc13.


Nos dia 16 e 17 de maio de 2013 o setor de Prestação de Contas da Direc 13 composto por Franklin Felix Meira, Anizia Claudia e Ana Moreira, recebeu a visita dos coordenadores Maria Jacinta do CDF e Janaina Carvalho da Transparência na Escola, responsáveis pela liberação de recursos das Unidades Estaduais, para analises das prestações de contas e visitas às Unidades Escolares da cidade de Jequié.

Secretária de Educação da Bahia realizou encontro do Paip em Jequié.



A Secretária de Educação do Estado da Bahia – SEC, realizou nos dia 16 e 17/05/2013, no auditório Paulo Freire da DIREC 13 em Jequié – Bahia, uma reunião com todos os coordenadores do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (Paip). O é Paip uma proposta estruturante da Secretaria de Educação do Estado, concebido como uma ação integrada, sistêmica e inovadora, com objetivo de, a partir da colaboração de todos os envolvidos com a educação pública deste estado, atingir a qualidade do ensino e da aprendizagem em todos os níveis e modalidades. O Paip é um projeto de gestão com foco no monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção no trabalho pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino da Bahia.
O Paip tem como objetivo:
- Fortalecer e estruturar o processo de acompanhamento pedagógico do Nupaip Central junto ao Nupaip Regional.
- Atualiza o Planejamento Pedagógico dos Nupaip Regionais para o ano 2013.
- Fortalecer o trabalho em rede colaborativa de aprendizagem, apartir das experiências exitosas dos Nupaip Regionais.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Secretário fala sobre avanços da educação na Bahia.


O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou, nesta terça-feira (14/05), na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, os projetos estratégicos para a educação e seus desafios. À convite do deputado estadual Álvaro Gomes, presidente da comissão, o secretário focou sua exposição nos avanços dos projetos estruturantes da educação, dentro do programa Todos pela Escola, destacando a ampliação da Educação Integral e da Educação Profissional na Bahia.

Na exposição, que contou com a presença de deputados e representantes de entidades e instituições educacionais, o secretário Osvaldo Barreto ressaltou a diversificação e interiorização da Educação Profissional, que expandiu as ofertas, inclusive nas áreas rurais. “O número de vagas pulou de 4.016 matriculados, em 2006, para 64.087, em 2013. Além disso, estamos investindo para a melhoria da qualidade pedagógica com a construção e equipagem de laboratórios para aulas práticas e formação de professores, por meio de cursos como especialização e mestrado”.

A Secretaria da Educação, completou o secretário Osvaldo Barreto, ampliou as oportunidades de qualificação profissional e educação integral por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. “Este ano, serão ofertadas 36 mil vagas, ou seja, quatro vezes mais em relação a 2012, destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ressaltou. O secretário destacou, também, o aumento do número de cursos de formação profissional ofertados, que passou de 104 para 180. “Visando, ainda, à interiorização, cada vez mais, da Educação Profissional, o número de municípios beneficiados com o Pronatec subiu de 124 para 133 em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia”.

Todos pela Escola – Garantir a todos os estudantes da escola pública o direito de aprender é o grande desafio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o Programa Todos pela Escola, que conta com o compromisso do Governo da Bahia, a adesão das prefeituras, a colaboração dos gestores, educadores e a parceria das famílias. Para fazer valer o direito constitucional de aprender aos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia estabeleceu 10 compromissos para nortear suas ações e garante mobilizar mais recursos e conhecimento de base científica para melhorar o desempenho dos estudantes das redes estadual e municipais.

As metas estabelecidas para 2014 visam elevar o índice de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio. E também assegurar que as escolas do Estado e dos municípios baianos alcancem, no mínimo, as projeções estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Homenagem da Direc 13 a todas as Mães pela passagem do seu Dia.


Política territorial é debatida em seminário promovido pela Seplan.


                                                                    Foto: Seplan


Países como Espanha e Inglaterra têm adotado novos instrumentos de desenvolvimento rural, enquanto no Brasil a definição de políticas para o meio rural são prejudicadas devido à metodologia usada para a contagem da população, que leva a considerar 84% da sociedade urbanizada e apenas 16% fixada no campo. Essa metodologia é considerada equivocada pelo assessor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Humberto Oliveira, que participou, na manhã do dia  (7), no Hotel Monte Pascoal, na Barra, do Seminário de Consolidação da Estratégia de Desenvolvimento Territorial da Bahia, promovido pela Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan).
Humberto Oliveira, que é ex-titular da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e participou da implantação da política de desenvolvimento territorial, diz que a metodologia utilizada no Brasil aponta uma tendência da população rural futuramente decrescer para 3%. A consequência prática disso, explica, é a diminuição da prioridade de se definir políticas, a exemplo da destinada á agricultura familiar. “Tem que mudar o conceito de rural”, decreta Oliveira, que está se dedicando a um estudo da ruralidade brasileira, juntamente com a professora Tânia Bacelar.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Secretaria da Educação do Estado concede gratificação de Adicional por Tempo de Serviço.





Os servidores com mais de cinco anos de atividades exclusivamente na Secretaria da Educação do Estado da Bahia passam a ter o direito ao Adicional por Tempo de Serviço atendido automaticamente, não sendo mais necessário entrar com o pedido. Com a publicação de portaria no Diário Oficial do dia 3 de maio, a Secretaria reconhece automaticamente o direito do servidor a receber o benefício. O primeiro pagamento realizado de acordo com o novo sistema acaba de ser concedido para 1.600 profissionais.
Agora, a Superintendência de Recursos Humanos da Educação publicará nos primeiros dias de cada mês ato de concessão de gratificação para os servidores que completarem o qüinqüênio no mês imediatamente anterior.
O atendimento automático para concessão do Adicional por Tempo de Serviço vem para somar com outros serviços disponibilizados e atendimentos prestados aos funcionários da Educação, através, por exemplo, do SAC Educação, marco do processo de modernização do setor de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado.
Também a partir do mês de abril, com a publicação da Portaria 55/2013, o processo de aposentadoria dos servidores da Educação do Estado ficou mais rápido. Diante de acordo firmado entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, os processos de aposentadoria voluntária com documentação comprovada não precisam mais passar pelo crivo da Procuradoria.

IFBA Jequié ajusta os últimos detalhes para oferecer 10 cursos pelo PRONATEC.





O IFBA Campus Jequié está finalizando a organização da estrutura para o oferecimento de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC com o apoio da Prefeitura Municipal de Jequié.
Hoje, foi divulgada no site da instituição a lista de servidores selecionados interna e externamente que irão atuar no programa. Link: http://jequie.ifba.edu.br/index.php/mais-noticias/62-pronatec-resultado-homologado-selecoes-externa-e-interna
A previsão da organização do PRONATEC é iniciar a pré-matrícula nos CRAS (Centros de Referência de Assitência Social da Prefeitura de Jequié) na semana entre os dias 20 e 24 de maio de 2013. O início das aulas está previsto para o dia 27 de maio de 2013.
A seguir, tabela de cursos que serão oferecidos, turno, local, carga horária, quantidade de alunos por turma e dias de aula:



































































quinta-feira, 2 de maio de 2013

Governo da Bahia forma 1.931 novos técnicos para o mundo do trabalho.





O Governo do Estado da Bahia forma novos técnicos de nível médio. São 1.931 jovens e trabalhadores preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. A formatura será na segunda-feira (6/05), às 19h, no Salão Iemanjá do Centro de Convenções, em Salvador.
Os formandos são estudantes de nove Centros Estaduais de Educação Profissional e 19 unidades escolares que ofertam Educação Profissional. Esta é a quarta formatura em Salvador, desde 2007,  quando o Governo do Estado passou a investir na Educação Profissional como Política Pública de Estado e ampliou de 4 mil para mais de 60 mil a oferta de vagas na Bahia em cursos técnicos de nível médio.
“Mais que o quantitativo, a ampliação da oferta de vagas, temos que comemorar a transformação que a Educação Profissional tem promovido na vida destes jovens e trabalhadores que conseguem uma inserção cidadã no mundo do trabalho e, com isso, passam a ter uma vida com mais dignidade”, comemora o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima. Ele ressalta que, além de Salvador, a Rede Estadual de Educação Profissional já formou milhares de jovens e trabalhadores em cerca de 80 do total de 121 municípios onde há oferta de Educação Profissional.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio de Gestão Escolar 2013.





As escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o país já podem se inscrever para a 14° edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio é um motivador para as escolas pensarem sobre sua gestão e mobilizarem sua comunidade escolar. As inscrições até 31 de maio, pelo site www.premiogestaoescolar.com.br
Os participantes serão avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, participativa, de pessoas e liderança e de infraestrutura. "Ano a ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boas gestões sejam reconhecidos e ganhem mais visibilidade. O prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e o sucesso da aprendizagem dos alunos," destaca a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.
Inscrições - As inscrições foram aprimoradas e a partir de agora todo o processo será feito via internet. Não havendo mais a necessidade de imprimir a documentação final, sua inscrição irá diretamente para o comitê de avaliação.
A meta é aumentar o número de participantes em relação à edição passada, que registrou cerca de nove mil candidatos ao prêmio, um aumento significativo em relação a edições anteriores. Desde sua primeira edição, já foram realizadas 34.232 inscrições.
Premiação - As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada. A primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos.
Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.
Bahia – Em 2010, a categoria Destaque Brasil reconheceu a experiência de uma escola da rede estadual baiana, o Colégio Casa Jovem II, na zona rural de Igrapiúna, no Baixo-Sul da Bahia. Gestor da unidade, Francisco Nascimento conta que o prêmio ajudou a escola a melhorar os seus processos de autoorganização.



Estará acontecendo uma Premiação em Gestão Escolar, baseada em experiências exitosas comprovadas em gestão escolar, visto que a Direc 13 tem bastante experiências exitosas, vale participar, pois além de possibilitar uma autoavaliação do processo escolar, a unidade melhor avaliada pela comissão estadual participa de intercâmbio nos Estados Unidos e concorre a premiações.
Contamos com a participação de todas (os)!