Esteve visitando as dependências da Direc 13 na cidade de Jequié na ultima segunda-feira 22/07/2013, a prefeita da cidade de Itaquara a Drª Iracema Guimarães, acompanhada de seu esposo que também já foi prefeito daquele municipio. Em reunião coma a profª Alvanil Cunha, Diretora Regional de Educação, as parcerias que a Secretaría Esrtadual de Educação tem com o municipio de Itaquara foi um dos assuntos tratados nesta reunião. De fato foi uma reunião muito proveitosa.
quarta-feira, 24 de julho de 2013
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Direc 13 esteve presente na reinauguração do colegio de Upabuçu.
A Direc 13 por meio de sua diretora Profª Alvanil Cunha, esteve reinaugurando a unidade escolar Drº Antonio Sergio Carneiro localizado no povoado de Upabuçu, distrito da cidade de Itiruçu. Na ocasião acompanhou a profª Alvanil o coordenador de Educação Estadual Luiz Carlos Luz, a senhora Ana Tec. do setor de matricula e Wanderson Tec.do setor pedagogico e responsável pelo colegiado escolar. A unidade escolar é dirigida pelo profº David Tony que tem desenvolvido um excelente trabalho naquele municipio.
sexta-feira, 12 de julho de 2013
Corregedor da Secretaría de Educação da Bahia visita Jequié.
Profª Alvanil, Drº Juan e Drº João Manoel
Esteve visitando a Direc 13 em Jequié o corregedor da Secretaría de Educação do Estado da Bahia, Drº João Manoel Cunha, acompanhado do advogado Juan Amaral. Em reunião com a profª Alvanil Cunha, Diretora Regional de Educação - Direc 13, discutiram assuntos voltados para a educação regional.
terça-feira, 9 de julho de 2013
Direc realiza palestra sobre Projeto de Revitalização das Escolas Estaduais.
Aconteceu no auditório da Direc 13 em Jequié nesta terça-feira (09/07), uma palestra com os gestores da Rede Estadual de Ensino e com as técnicas da SEC (Secretaría de Educação do Estado da Bahia) Isabel Garcês e Luciana Lara. Nesta reunião foi explanada a importância sobre o projeto de Revitalização da Rede Estadual de Ensino que é uma ação intersetorial da Secretaría de Educação da Bahia - SEC, que mobiliza os gestores das UEE, as comunidades escolar e local, fortalecer a relação escola-comunidade e estimula o planejamento das suas atividades pedagogica. Participaram desta reunião todos os 58 gestores que compõe a area de atuação da DIREC 13 além da Profª Alvanil Cunha.
Representante da Secretária de Educação da Bahia realizaram palestra em Jequié.
Profª Alvanil Cunha , Luciana Lara e Isabel Garcês
Isabel Garcês e Luciana Lara representantes da Secretária de Educação da Bahia estiveram em jequie para o encontro da serié dialogos com os gestores com o objetivo de discutir sobre Plano de Gestão, Colegiado Escolar, PDE interativo e projetos parceiros. tendo como publico alvo: Gestores Escolares, Tecnicos da Codeb e Coare e representantes do colegiado escolar. O encontro aconteceu no auditório Paulo Freire da Direc 13 em Jequié e com com a participação da Diretora Regional de Educação - Direc 13 Profª Alvanil Cunha
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Direc 13 participa de Seminário da Educação Profissional em Itapetinga.
A Professora Alvanil Cunha Diretora Regional de Educação - Direc 13 esteve presente no evento da Educação Profissional do Estado da Bahia realizado na cidade de Itapetinga, onde representantes da sociedade civil, do poder público e do setor educacional de quatro Territórios de Identidade do Estado - Sertão Produtivo, de Vitória da Conquista, do Médio Sudoeste e do Médio Rio das Contas - se reuniram, na manhã da da última sexta-feira (7/06), no município de Itapetinga, para o Seminário Interterritorial da Educação Profissional da Bahia. Ao todo, 72 municípios baianos participaram do seminário.
Este foi o primeiro dos nove que serão realizados pela Secretaria da Educação do Estado da
Bahia até 2014. A ideia é apresentar à sociedade os avanços quantitativos e
qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional
como uma política pública prioritária de Estado. Hoje, já são mais de 64
mil estudantes beneficiados com a Educação Profissional, distribuídos em 123
municípios de todos os 27 Territórios de Identidade.
Durante a
abertura do Seminário, o superintendente da Educação profissional, Almerico
Biondi, pontuou as conquistas da área e a possibilidade de avançar. “Enquanto
em 2008 discutíamos a implantação dos cursos, hoje estamos discutindo o que
está sendo feito e como podemos avançar. Saímos da 17ª rede de educação
profissional para a 3ª do país, em oferta de vagas”.
Fonte: SEC
Fonte: SEC
.
terça-feira, 4 de junho de 2013
Direc 13 Presente na abertura do Prepare-Se.
A Profª Alvanil Cunha, Diretora Regional de Educação - DIREC 13 Jequié, participou na manhã desta terça-feira (04/06/2013) da abertura da 13ª edição do “Prepare-Se - Programa de Preparação do Servidor para a
Aposentadoria”, no auditório
Waly Salomão na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Campus de Jequié,
contando com um excelente número de pessoas que foram convocadas através de
correspondência, na sua maioria servidores que já estão no período
próximo da aposentadoria. O programa, fruto da centralização da gestão
previdenciária na Saeb, integra as políticas de valorização do servidor e
disseminação da cultura previdenciária. Tem como objetivo minimizar os
reflexos decorrentes da transição na vida funcional e proporcionar a
construção de um novo projeto de vida para aqueles servidores que obtem
pela aposentadoria ao cumprir os critérios de tempo de serviço e idade
previstos na legislação.
Foto: JR agência AM de Noticias
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Secretaría de Educação da Bahia analisa a prestação de contas da Direc13.

Nos dia 16 e 17 de maio de 2013 o setor de Prestação de Contas da Direc 13 composto por Franklin Felix Meira, Anizia Claudia e Ana Moreira, recebeu a visita dos coordenadores Maria Jacinta do CDF e Janaina Carvalho da Transparência na Escola, responsáveis pela liberação de recursos das Unidades Estaduais, para analises das prestações de contas e visitas às Unidades Escolares da cidade de Jequié.
Secretária de Educação da Bahia realizou encontro do Paip em Jequié.
A Secretária de Educação do Estado da Bahia – SEC, realizou nos dia 16 e 17/05/2013, no auditório Paulo Freire da DIREC 13 em Jequié – Bahia, uma reunião com todos os coordenadores do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (Paip). O é Paip uma proposta estruturante da Secretaria de Educação do Estado, concebido como uma ação integrada, sistêmica e inovadora, com objetivo de, a partir da colaboração de todos os envolvidos com a educação pública deste estado, atingir a qualidade do ensino e da aprendizagem em todos os níveis e modalidades. O Paip é um projeto de gestão com foco no monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção no trabalho pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino da Bahia.
O Paip tem como objetivo:
- Fortalecer e estruturar o processo de acompanhamento pedagógico do Nupaip Central junto ao Nupaip Regional.
- Atualiza o Planejamento Pedagógico dos Nupaip Regionais para o ano 2013.
- Fortalecer o trabalho em rede colaborativa de aprendizagem, apartir das experiências exitosas dos Nupaip Regionais.
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Secretário fala sobre avanços da educação na Bahia.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou, nesta terça-feira (14/05), na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, os projetos estratégicos para a educação e seus desafios. À convite do deputado estadual Álvaro Gomes, presidente da comissão, o secretário focou sua exposição nos avanços dos projetos estruturantes da educação, dentro do programa Todos pela Escola, destacando a ampliação da Educação Integral e da Educação Profissional na Bahia.
Na exposição, que contou com a presença de deputados e representantes de entidades e instituições educacionais, o secretário Osvaldo Barreto ressaltou a diversificação e interiorização da Educação Profissional, que expandiu as ofertas, inclusive nas áreas rurais. “O número de vagas pulou de 4.016 matriculados, em 2006, para 64.087, em 2013. Além disso, estamos investindo para a melhoria da qualidade pedagógica com a construção e equipagem de laboratórios para aulas práticas e formação de professores, por meio de cursos como especialização e mestrado”.
A Secretaria da Educação, completou o secretário Osvaldo Barreto, ampliou as oportunidades de qualificação profissional e educação integral por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. “Este ano, serão ofertadas 36 mil vagas, ou seja, quatro vezes mais em relação a 2012, destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ressaltou. O secretário destacou, também, o aumento do número de cursos de formação profissional ofertados, que passou de 104 para 180. “Visando, ainda, à interiorização, cada vez mais, da Educação Profissional, o número de municípios beneficiados com o Pronatec subiu de 124 para 133 em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia”.
Todos pela Escola – Garantir a todos os estudantes da escola pública o direito de aprender é o grande desafio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o Programa Todos pela Escola, que conta com o compromisso do Governo da Bahia, a adesão das prefeituras, a colaboração dos gestores, educadores e a parceria das famílias. Para fazer valer o direito constitucional de aprender aos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia estabeleceu 10 compromissos para nortear suas ações e garante mobilizar mais recursos e conhecimento de base científica para melhorar o desempenho dos estudantes das redes estadual e municipais.
As metas estabelecidas para 2014 visam elevar o índice de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% no ensino médio. E também assegurar que as escolas do Estado e dos municípios baianos alcancem, no mínimo, as projeções estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Assinar:
Postagens (Atom)
