quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Está acontecendo a Prova Brasil 2013



 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.



  • Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação.
     
  • Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.
     
  • A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013
A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual.

A Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie Ensino Médio).




Foi realizado de 04 a 08 de novembro as provas do avalie.  A Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie Ensino Médio) é um estudo longitudinal, censitário, inédito no país, por abranger as três séries do Ensino Médio.

No triênio 2008-2010, o Avalie Ensino Médio acompanhou a evolução do rendimento dos estudantes de 232 escolas exclusivas de Ensino Médio, a partir da aplicação de testes e questionários, utilizando como referencial a matriz de competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de realizar estudos sobre os valores agregados ao rendimento escolar dos avaliados.

No triênio 2011-2013, o Avalie Ensino Médio passou a atender a todas as escolas estaduais de Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), abrangendo os estudantes de 1090 escolas baianas.

Em 2011, todos os estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais participaram da pesquisa.

Por se tratar de um estudo longitudinal, a avaliação acompanha os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, por meio da aplicação de provas objetivas, organizadas por área do conhecimento e produção textual, além de questionários respondidos pelos estudantes, professores e gestores.

Profª Alvanil Cunha participou do Seminário Dez Anos da Lei 10.639/03.



A Diretora Regional de Educação (DIREC 13)  profª Alvanil Cunha esteve participando na capital do Estado nos dias 01 e 02 de outubro do "Seminário Dez Anos da Lei Nº 10.639/03 - Conquistas, Desafios e Pespectivas".


A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.
 

Equipe de Handebol do C P M campeã do JERP 2013


Equipe de Handebol do C P M campeã no JERP de 2013.

Equipe do C P M campeã de atletismo no JERP.


                                                 Equipe do C P M campeã de atletismo no JERP

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Direc 13 comemorou o Dia do Servidor.


A Direc 13  Jequié comemorou na última sexta-feira 01/11/2013, o Dia do Servidor Público. Estiveram reunidos boa parte dos servidores lotados nesta unidade, com sorteio de vários brindes entre os colaboradores, além de um momento de confraternização, momento muito agradável em que esteve presente a Diretora Regional de Educação responsável por esta DIREC, a profª Alvanil Cunha.

Confira mais fotos no link
www.facebook.com/Direc13Jequie