quarta-feira, 30 de julho de 2014

Projeto transforma quintal de escola da rede estadual em espaço de aprendizado.


A comunidade do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês (280 km de Salvador), transformou uma área da unidade escolar em um espaço de desenvolvimento sustentável e de aprendizado, por meio do projeto Nosso Quintal. A iniciativa criou um local alternativo para as aulas de diversas disciplinas, contribuindo para a reeducação alimentar dos estudantes e servindo de modelo para a cidade.

“Criamos o projeto como alternativa, também, para que as pessoas possam aprender a lidar com os seus quintais e possam tirar o seu sustento desse espaço. Esse é o objetivo que estamos buscando alcançar, o de invadir os quintais das residências de Santa Inês”, revelou o diretor da unidade escolar, Hermeson Novaes Eloi. O quintal da escola tem horta irrigada em grande parte com um sistema de captação de água de chuva, além de pomar e sala de apoio para as aulas.

Os produtos cultivados no espaço são utilizados na alimentação escolar, doados para abrigos e creches da cidade. “Aqui nós cultivamos frutas, verduras, hortaliças, plantas medicinais e mudas para a arborização urbana. Os estudantes interagem com todo o processo, seja nas aulas, ajudando na produção, ou na oficina de produção orgânica”, contou o diretor.

Para os estudantes, o projeto faz com que o aprendizado se torne mais interessante e divertido. “As aulas no Quintal mudam o nosso ponto de vista sobre as coisas. Na sala de aula, a gente precisa imaginar o conteúdo que a professora ensina, mas no Quintal, a gente pode ver, tocar e interagir com as coisas. É uma experiência diferente”, avalia a estudante do 8º ano do ensino fundamental, Irene Barbosa de Souza, 13 anos.

Em 2013, um projeto secundário, dentro do Nosso Quintal, que prevê a captação da água de chuva para a irrigação da horta, foi finalista da I Conferência Estadual Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.

Informações da SEC.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

DIREC 13 participou da formação do grupo de policiais da RONDA ESCOLAR.


Desde a assunção do comando do 19° BPM, o Maj PM Ricardo Santana vem repensando a Ronda Escolar em Jequié. Para o novo comandante o policiamento ostensivo nas escolas deve ser mais pro-ativo e mais integrado com o corpo docente, diferente das visitas periódicas nas escolas que costumava observar. Pensando nesse novo modelo de gestão de policiamento nas escolas, o comandante do batalhão criou um grupamento específico de policiais para exercer a atividade de Ronda Escolar e nomeou o CAP PM Marcelo Pinho como coordenador do programa.
   Desde o dia 01 de julho, os policiais militares que farão parte do Grupamento Especializado em Ronda Escolar, vem participando de palestras sobre o tema. O SD PM Ramiro da Silva, especialista no Programa de Resistência às Drogas e a à Violência (PROERD) abriu o ciclo de palestras com o pertinente tema sobre as drogas nas escolas. No dia 08 de julho, as Conselheiras Tutelar Mágna Lúcia Santos e Ana Maria Rosa Silva falaram sobre O estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), no dia 09 a Delgada Titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), Drª Alessandra, palestrou sobre as ocorrências de competências da DEAM e se predispôs a colaborar com a atividade de Ronda Escolar. No mesmo dia, a Promotora Pública Drª Juliana versou sobre a Rede de Proteção à Infância e Juventude, os Princípios do ECA e a atuação da PMBA na Ronda Escolar. No dia 10 de Julho, as Defensoras Públicas Drª Sheilla e Drª  Iana, palestraram sobre a atuação da defensória Pública em Jequié e a Psicopedagoga Drª Iara Cristina dos Santos Melo falou sobre o papel da Ronda Escolar na sociedade.

 No dia 11, o comandante do 19° BPM e o CAP PM Marcelo Pinho encerraram o ciclo de palestras falando para todos os gestores da DIREC 13 ao lado da profª Alvanil Cunha sobre  a  expectativa do trabalho e dos desenvolvimentos alcançados para o início da Ronda Escolar em Jequié, bem como, sobre procedimentos policiais que serão adotados nas escolas. O Programa Ronda Escolar em Jequié teve inicio no  dia 14 de julho e segundo o CAP PM Marcelo Pinho, o atendimento do policiamento escolar será durante os três turnos, inclusive nos sábados letivos. O MAJ PM Ricardo Santana, mostrou-se muito otimista com a receptividade dos docentes das escolas e espera que o trabalho possa elevar a sensação de segurança nas escolas. 


terça-feira, 22 de julho de 2014

SEC e DIREC 13 realizaram encontro sobre Alimentação Escolar em Jequié.


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da Direc 13 Jequié realizou na tarde da ultima sexta-feira (18), no auditório do CEEP Regis Pacheco o II Encontro sobre Alimentação Escolar visando o credenciamento de 2014.  O evento é voltado para os 25 municípios supervisionados pela Direc 13. Participaram ainda representantes do Vale do Jiquiriçá, Secretaria de Agricultura de Jequié, CEPLAC, SEPLAM e do Território Médio Rio das Contas.

O Credenciamento é um recurso utilizado para a prestação de serviço à Secretaria da Educação da Bahia através de licitação para prestação de serviços específicos. Poderão participar do Credenciamento pessoas físicas microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte, mediante o cumprimento dos procedimentos administrativos. As informações podem ser obtidas através do endereço www.educacao.ba.gov.br/credenciamento

terça-feira, 1 de julho de 2014

DIREC 13 participa da inauguração do CAMPE em Jequié.



Foi inaugurado na manhã desta terá-feira (01/06) na cidade de Jequié o Centro de Apoio Multiprofissional à pessoa com Necessidade Especial - CAMPE. Uma parceria da Prefeitura de Jequié com o Governo do Estado da Bahia que visa facilitar o acesso da pessoa portadora de necessidades especiais a rede pública regular de ensino. O evento teve a presença da representante da Secretaria Estadual de Educação, profª Alvanil Cunha, Diretora Regional de Educação da DIREC 13 Jequié, do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Sr. Reginaldo Souza e da prefeita Tânia Brito.