quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Acontece nesta sexta-feira a Formatura do PROERD 2013.

Nesta sexta-feira dia 29/11, acontecerá  no Ginásio de Esportes Aníbal Brito em Jequié a formatura do  (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), PROERD.
A DIREC 13 estará presente neste evento,

Entenda um pouco do que é o PROERD;

A Polícia Militar desenvolve, na rede de ensino da Bahia, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que oferece atividades educacionais voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência nas instituições de ensino. O programa já foi aplicado em diversas escolas.
Policiais são capacitados para desenvolver atividades lúdicas em sala de aula entre os estudantes. Técnicas e métodos de ensino infantil, tratamento de dependência de drogas e noções de toxologia, aprendidos no treinamento, capacitaram os policiais a abordar questões tão delicadas entre os estudantes. Em 17 lições, os alunos aprendem a incrementar a auto-estima, a responsabilidade, o bem-estar social e a cidadania.
O Proerd é a versão brasileira do programa DARE (Drug Abuse Resistence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de quarenta países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção as drogas e a violência do mundo.

No Brasil, o programa teve início em 1992 e já foi implantado em 20 estados da Federação. O Proerd visa, sobretudo, estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar e o cidadão.

FEIRA CULTURAL E TECNOLÓGICA DO CEEP.

FEIRA CULTURAL E TECNOLÓGICA DO CEEP: Inovação e Sustentabilidade. 
A Feira Cultural e Tecnológica do Centro Estadual de Educação Profissional 
Régis Pacheco – CEEP, em sua primeira versão, traz como tema “Inovação e 
Sustentabilidade”. O objetivo é divulgar para a comunidade as atividades desenvolvidas 
pelos estudantes, ao longo deste ano letivo, no âmbito científico, tecnológico e cultural. 
Para que o público tenha uma maior participação nas atividades da Feira, dividimos o 
evento em três espaços: O espaço de “Mostra de Trabalhos”, o espaço “Formativo” e o 
espaço “Alternativo”. 
No espaço “Mostra de Trabalhos” serão apresentadas as produções dos estudantes e 
professores dos Cursos da Educação Profissional, Ensino Médio e dos Projetos: Ensino 
Médio Inovador, PIBID e Mais Educação, elaboradas, coletivamente, e com um olhar 
aguçado para as questões sociais, econômicas, culturais e políticas que envolvem a 
sociedade, especialmente, o município de Jequié. 
No Espaço “Formativo”, serão oferecidos minicursos e oficinas nas diversas áreas 
do conhecimento, por profissionais da escola e convidados, aberto à participação do
 público em geral. 
Já o espaço Alternativo e o Palco constituem-se em locais de apresentações musicais, 
teatro, dança e literatura preparadas pelos estudantes e professores do CEEP. 

PROGRAMAÇÃO – 04 de dezembro de 2013 
Mesa de Abertura: Educação, Inovação e Sustentabilidade 
Profa. Dra. Cláudia Coelho Santos – UESB 
Horário: 19hs 
Local: Auditório Milton Rabelo 
Apresentação Cultural: O Mito da Caverna: desafio do conhecimento
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio - Noturno
Orientadora: Profa. Esp. Wana de Mattos Lima Andrade 
Profa. Daiane Meira 
Atividades no Espaço Alternativo 
Mãos que Transformam Iluminando o Natal 
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos
Orientadoras: Profa. Aldacy de Melo Moreira 
Profa. Esp. Maria Tereza Braga dos Santos 
O Olhar da Literatura sobre a Natureza 
Estudantes do 1º A e B do Ensino Médio 
Orientadora: Profa. Esp. Wilma Oliveira Ramos Santos 

 Profa. Manoela de Jesus Santos

domingo, 17 de novembro de 2013

Profª Alvanil Cunha participou do Seminário Dez Anos da Lei 10.639/03.



A Diretora Regional de Educação (DIREC 13)  profª Alvanil Cunha esteve participando na capital do Estado nos dias 01 e 02 de outubro do "Seminário Dez Anos da Lei Nº 10.639/03 - Conquistas, Desafios e Pespectivas".



A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

A Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie Ensino Médio).

 

Foi realizado de 04 a 08 de novembro as provas do avalie.  A Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie Ensino Médio) é um estudo longitudinal, censitário, inédito no país, por abranger as três séries do Ensino Médio.

No triênio 2008-2010, o Avalie Ensino Médio acompanhou a evolução do rendimento dos estudantes de 232 escolas exclusivas de Ensino Médio, a partir da aplicação de testes e questionários, utilizando como referencial a matriz de competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de realizar estudos sobre os valores agregados ao rendimento escolar dos avaliados.

No triênio 2011-2013, o Avalie Ensino Médio passou a atender a todas as escolas estaduais de Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), abrangendo os estudantes de 1090 escolas baianas.

Em 2011, todos os estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais participaram da pesquisa.

Por se tratar de um estudo longitudinal, a avaliação acompanha os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, por meio da aplicação de provas objetivas, organizadas por área do conhecimento e produção textual, além de questionários respondidos pelos estudantes, professores e gestores.

A DIREC 13 APOIA ESTA CAUSA.


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Está acontecendo a Prova Brasil 2013



 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.



  • Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação.
     
  • Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.
     
  • A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013
A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual.