quinta-feira, 28 de junho de 2012

450 estudantes participam do 1º Aulão Enem na Escola Parque

      Um passeio por temas e conflitos do mundo contemporâneo. Esta foi a tônica do primeiro Aulão Enem, que aconteceu na tarde da quarta-feira (27/06) no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, para 450 estudantes do 3º ano do ensino médio, que se preparam para o Enem e vestibulares. O aulão foi o primeiro de um total de 384 que vão acontecer em 13 bairros populosos de Salvador e em 11 municípios baianos. As inscrições para os alunos interessados têm início no dia 3 de julho e poderão ser feitas no Portal da Educação.

*Aqui em Jequié as aulas serão realizadas no Centro de Cultura (Pça. Duque de Caxias)
Clique aqui para obter maiores informações


 Veja mais fotos do 1º Aulão Enem
  
      Os estudantes que compareceram à Escola Parque aprovaram a iniciativa. “Achei a ideia muito positiva. Essa dinâmica é muito interessante e chama a nossa atenção para os assuntos, ajudando na nossa preparação. Quero participar de todos os aulões”, disse a estudante do 3º ano Brena Ferreira, de 18 anos, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva.
      Dinamismo – No centro do auditório, o professor Jorge Portugal fez a abertura e o encerramento do aulão. Já Elísio Brasileiro, professor de História e Ciência Política; Apulinário, de Geografia; e Jorge França, de História, falaram, de forma revezada e dinâmica, sobre conflitos em Israel, Palestina, guerras étnicas no Continente Africano, guerras na Síria e narcotráfico no Brasil. O aulão contou, ainda, com um bate-papo sobre Redação e a apresentação musical do cantor Serginho, da banda Adão Negro.
      “Aqui, nós estamos com professores de ponta, de um lado, que sabem trabalhar com esta metodologia e, do outro lado, estudantes querendo muito aprender. Esta é a química que faz o aulão dar certo, com esta dinâmica fantástica. Um professor joga o tema para outro. Também estamos pautados pela interdisciplinaridade”, disse o professor Jorge Portugal, que vai comandar a ação.
      Para Elísio Brasileiro, a atenção dos estudantes foi uma marca do primeiro aulão. “Achei os alunos muito interessados em tudo o que foi trabalhado aqui. Debatemos temas atuais, temas do mundo de hoje, importantes para que eles compreendam tudo o que acontece”, disse Elísio.
Em cada localidade, 16 aulões serão ministrados, cada um com duração de quatro horas, sob a responsabilidade de cerca de 100 professores especialistas. Veja aqui a lista dos locais onde serão realizados os aulões.
      Serão abordados 32 temas - nas áreas de ciências naturais, ciências humanas, matemática e linguagens - mais enfatizados nas provas do Enem. Os estudantes terão a oportunidade de resolver questões de exames de Enem e vestibulares anteriores, além de acompanhamento pedagógico, explanação de conteúdos temáticos, roteiro impresso de conteúdos temáticos e indicação de sites e links com conteúdos educativos vinculados aos temas no portal da Secretaria.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Aulões Enem têm início nesta quarta-feira


      Ao todo, serão realizados 384 aulões, entre os meses de julho e outubro, distribuídos em 24 localidades (13 em bairros populosos de Salvador e em 11 municípios do Estado). A ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia irá  beneficiar mais de 200 mil estudantes, visa reforçar a preparação dos estudantes concluintes do ensino médio da rede estadual para as provas do Enem e dos vestibulares. Os Aulões Enem têm início nesta quarta-feira (27/6), às 14 horas, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador.


      Além da capital, os aulões vão acontecer nas cidades de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras.

      Em cada localidade, 16 aulões serão ministrados, cada um com duração de quatro horas, sob a responsabilidade de cerca de 100 professores especialistas, coordenados pelo professor Jorge Portugal. A lista completa, com todos os endereços, está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). As inscrições acontecem a partir de 1º de julho, também no Portal da Educação.

      “Nós estamos perto da realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no início de novembro. Além disso, os estudantes também terão muitas outras chances de ter acesso ao ensino superior, com as provas de vestibular. Os aulões vão trabalhar no reforço justamente dos conteúdos mais significativos para os concluintes do ensino médio”, disse o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Organização pedagógica -  Serão abordados 32 temas - nas áreas de ciências naturais, ciências humanas, matemática e linguagens -  mais enfatizados nas provas do Enem. Os estudantes terão a oportunidade de resolver questões de exames de Enem e vestibulares anteriores, além de acompanhamento pedagógico, explanação de conteúdos temáticos, roteiro impresso de conteúdos temáticos e indicação de sites e links com conteúdos educativos vinculados aos temas no portal da Secretaria.

Investimento - O pacote de eventos para reforço do Enem, que consta de  384 aulões, foi efetivado mediante contrato com a empresa Abais Conteúdos Educativos & Produção Cultura e o investimento total é de R$ 1.591.774,80. O valor unitário de cada evento é de R$ 4.145,00. Os custos são referentes ao pagamento do pessoal, incluindo os cerca de 100 professores especialistas por área do conhecimento e pessoal de apoio, além da infraestrutura, que contempla serviço de sonorização, palco, iluminação,  organização pedagógica e filmagem dos aulões para veiculação via Web.  O contrato também estabelece que os direitos de imagem dos aulões  serão cedidos à Secretaria da Educação e retransmitidos pela  TVE Bahia durante todo o ano de 2012.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mapeamento da greve de professores

Em 257 municípios baianos, todas as escolas da rede estadual de educação estão funcionando normalmente. Os dados são do dia 05/06/2012




terça-feira, 5 de junho de 2012

Governo faz proposta para dar fim à greve de professores

O governador Jaques Wagner anunciou, nesta segunda-feira (4), nova proposta aos professores da rede estadual em greve há mais de 50 dias. O Governo da Bahia se propõe a conceder aos professores licenciados, em novembro de 2012, promoção por meio de curso, com ganho real de 7%. Em abril de 2013, nova promoção, também com ganho real de 7%, para os licenciados. Com essa proposta o governo antecipa investimentos que seriam aplicados nos reajustes de 3% e 4%, que seriam concedidos em 2013 e 2014.

"Estamos fazendo um grande esforço para, juntamente com os professores, evitar a perda do ano letivo. Haverá por parte do Estado a antecipação de um grande volume de recursos", explicou Wagner.

Para a implementação financeira dessa proposta será enviado um novo projeto de lei para a Assembleia Legislativa e revogada a Lei 12.364. Somada ao reajuste já concedido neste ano, a proposta do Governo da Bahia resultará em ganho total de 22% a 26%.